O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspectos, incluindo saúde, felicidade, auto-conhecimento, prosperidade em todos os setores de sua vida! Sendo muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente.

           Para a OMS, a definição de qualidade de vida é a “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Essa definição contempla a influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e das suas relações com características inerentes ao respetivo meio na avaliação subjetiva da qualidade de vida individual. Neste sentido, poderemos afirmar que a qualidade de vida é definida como a “satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida quotidiana”. Portanto, apesar de parecer estranho, não tem relação direta com padrão de vida, visto que muitas pessoas com alto padrão de vida não conseguem alcançar uma boa qualidade de vida.

          A partir dessa definição, fica claro que qualidade de vida está intimamente relacionada à sua satisfação com seu modo de viver, seu trabalho, sua saúde, física e com você mesmo. Não é possível ter qualidade de vida se o corpo e a mente não estiverem em equilíbrio. Isso não quer dizer que você precisa ser fitness e se formar em psicologia, até porque os psicólogos podem precisar do trabalho de seus colegas, e está tudo bem. Não somos perfeitos. E nesse mundo corrido onde vivemos para trabalhar e prosperar, muitas vezes esquecemos do auto cuidado e adoecemos. Sim, muitas doenças nascem no psicológico disfuncional.

          Saber reconhecer onde estão se iniciando seus problemas de saúde é primordial. Você anda estressado? Dorme mal ou não dorme? Se alimenta bem? Perdeu a disposição? Do nada apareceu uma hipertensão, diabetes, depressão, crises de ansiedade? Mas você sabe o por que isso tudo está acontecendo com você? Por isso o auto-conhecimento e entender o mundo e as energias ao seu redor é tão importante para o seu bem estar.

          Não existem barreiras para o auto-conhecimento e para a melhoria contínua, mas essa decisão, esse passo é pessoal e só pode começar por você mesmo(a). Mas se você chegou até aqui, é porque seu processo de busca por mudanças já começou. Vamos trabalhar juntos nessa jornada!