Quem nunca ouviu falar em banho de sal grosso contra inveja e mal olhado? Banho de picão para tratar icterícia (amarelão)? Chá de camomila para acalmar? Lavar a casa com alfazema para harmonia e proteção? O uso das ervas e demais elementos da natureza vai muito além dos chás, xaropes e/ou ornamentos!

          Hoje vamos aprender a preparar os banhos com ervas e flores e ainda esclarecer um pouco o que alguns termos significam e que causam muitas dúvidas. Não se sinta só nesse barco, as pessoas tem mais dúvidas do que podemos imaginar!

          Vamos começar pelo estado das ervas, frescas ou secas. Ervas frescas são aquelas colidas na hora, direto do pé, da natureza. O mesmo vale para as flores, porque existem sim as flores secas. O preparo do banho com as ervas frescas é diferente, mas vou explicar mais adiante.

          Já as ervas secas, são aquelas comercializadas em saquinhos nos supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. São as plantas já desidratadas, sem água por isso precisam de água quente para que se recomponham.

          Aí você recebeu as instruções para preparar o banho, e ops? O que quer dizer macerar, sumo, infusão, punhado? Vamos clarificar esses termos!

Punhado – o tanto que cabe na sua mão;

Macerar – amassar, esfregar, prensar com as mãos, tudo juntos de preferência;

Sumo – líquido que a planta fresca solta quando é macerada;

Infusão – mergulhar em água fervente as ervas em vasilhame, bacia ou panela e depois cobri-lás e deixar descansar pelo tempo necessário.

          Agora uma dica muito importante: Antes de qualquer banho, acenda uma vela para seu anjo de guarda, guardião ou mentor pedindo que essas ervas lhe proporcionem a limpeza, proteção, a energização, conforme seus pedidos e agradeça a Mãe Terra por lhe permitir fazer bom uso delas. Durante todo esse período se mantenha positivo, evitando brigas ou discussões.Vamos à prática.

Banho com ervas frescas

          Em uma bacia com um pouco de água, coloque as ervas frescas e vá macerando até extrair bem o sumo das plantas, cubra com um pano branco ou deixe ao sol por pelo menos uma hora. Na hora do banho amorne um pouco de água e misture à da bacia ou aqueça a própria infusão, mas não deixe ferver. Pode coar e siga as demais instruções do banho, após o banho de higiene, jogar do pescoço para baixo, etc.

Banho com ervas secas

          Para as ervas secas, ferva água, coloque as ervas na panela e deixe ferver por mais 2 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe amornar. Também pode coar. E seguir as demais orientações do banho da mesma forma que com as ervas frescas.

Após o banho

          Tente se enxugar o mínimo possível e permanecer quieto e com boa vibração. Mas se for um banho atrativo para o amor, arrase no look, no perfume e saia para a conquista!